CONSELHO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA

ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA - RIO DE JANEIRO

NOTA DE FALECIMENTO

As Diretorias do CONSELHO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA e da ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DO RIO DE JANEIRO, pesarosas, comunicam o falecimento do Tenente-Coronel R/2 da Força Expedicionária Brasileira MÁRIO RAPHAEL VANNUTELLI, 98 anos, ocorrido ontem, dia 05 de abril, na cidade de Brasília, após internado por 31 dias. O TC VANNUTELLI foi - e continuará sendo - uma referência entre os oficiais R/2 do Brasil. Nascido em São Paulo, oficial da arma de Artilharia formado no CPOR/RJ na turma de 1941, integrou o II Grupo de Artilharia da FEB, hoje 21º GAC - Grupo Monte Bastione, que disparou o primeiro tiro da artilharia brasileira na Itália, no sopé do Monte Bastione. Pertenceu a várias diretorias da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, tendo se destacado nas lutas pelo reconhecimento dos pracinhas. Como oficial R/2, era Sócio Benemérito da AORE/RJ e grande colaborador e incentivador do Sistema CNOR, tendo chegado a participar de alguns ENOREx. Ao lado do irmão, também Febiano, Tenente R/2 de Artilharia ANTONIO RAPHAEL VANNUTELLI, já falecido, teve o seu nome dado a uma das peças  da bateria de obuses 105mm do CPOR/RJ. Deixará um exemplo marcante de militar e cidadão comprometido com os atributos, princípios e valores inerentes aos verdadeiros patriotas. O sepultamento do nosso já saudoso herói será às 15h no Campo da Esperança, em Brasília. Aos familiares e a todos os integrantes do Sistema CNOR as nossas mais sentidas condolências. O Senhor dos Exércitos certamente escolherá o Tenente-Coronel VANNUTELLI para comandar um dos Grupos de suas Legiões Celestes.

LUTO OFICIAL

Os Presidentes do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva e da Associação dos Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições estatutárias, RESOLVEM decretar, no âmbito das suas entidades, LUTO OFICIAL de 05 (cinco) dias pelo falecimento, em 05 de abril de 2017, do Tenente-Coronel R/2 da Arma de Artilharia MÁRIO RAPHAEL VANNUTELLI. À família enlutada, as sentidas condolências dos Oficiais da Reserva pela perda do ilustre companheiro e grande brasileiro.

Rio de Janeiro, 06 de abril de 2017

Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art                                  Ricardo Araújo Cordeiro - 2º Ten R/2 Inf
Presidente do CNOR                                            Presidente da AORE/