Desfile de 7 de Setembro
Amigos Aspirantes e Tenentes R2 de todo o Brasil,
Amanhã é um dia especial. Para muitos brasileiros apenas mais um feriado cujo motivo muitos inclusive desconhecem ou pouco se importam. Para nós, um dia significativo que além de manifestação maior de civismo e amor pelo Brasil, remonta a uma época que marcou nossas vidas de forma indelével.
De 1 a 9 anos desfilamos neste dia como ‘ato de serviço’. Hoje, desfilamos como um ato de pura vibração, relembrança e demonstração voluntária de um orgulho indisfarçável do nosso passado militar em comum, seja num CPOR/NPOR, ou na tropa como Oficial do Exército Brasileiro.
O Dia da Independência é talvez o dia de maior orgulho de um país, pois marca a união dos indivíduos de um território que se afirmam por uma forte identidade nacional. É quando este sentimento de Nação, que no Brasil surgiu em Guararapes, se consolida como Instituição. Povos do mundo, que um dia conquistaram Independência de domínios estrangeiros, festejam este dia como a mais imponente de suas datas.
Vivemos, neste imenso país-continente, tempos de diferenças acirradas, de cisões ideológicas e fortes confrontos maniqueístas de opiniões díspares e extremistas que nos afastam. É possível que estejamos em uma catarse, sempre prelúdio de uma reconstrução próspera, ascendente e reconfortante.
A farda um dia nos mostrou que acima das nossas convicções e diferenças, somos todos iguais. Ao colocá-la, lembrávamos de que todos éramos ‘brasileiros’, sem cor, gênero, religião, ideologia ou condição social; ‘apenas’ brasileiros, defendendo e amando o Brasil.
É com este sentimento de brasilidade e pertencimento, que conclamo você Oficial R2 a demonstrar que, assim como no passado, nossa coesão e união sempre estarão acima de nossas diferenças. Sempre pelo amor ao Brasil. E a desfilar novamente juntos, rachando o solo da avenida e revivendo uma vibração jamais esquecida.
Pelo país afora, mais de trinta AORE’s estarão no Desfile, prontas para recebê-lo e integrá-lo no pelotão dos Oficiais R2 da sua cidade. Mostre agora que ainda bate um coração de soldado no peito deste cidadão.
Junte-se à sua tropa!
VIVA A PÁTRIA!
VIVA O BRASIL!
Um excelente desfile a todos.
1° Ten R2 Rogério Vasconcelos Jr
Presidente do CNOR
www.cnor.org.br