MensagemNotícias

Dia do Oficial R/2

Luis de Araújo Correia Lima nasceu em 04 de novembro de 1891. Espelhado no seu pai o General de Divisão Gonçalo Correia Lima seguiu, também, na vida militar.

Formado no Curso de Artilharia da Escola Militar do Realengo, exerceu atividades de vigilância do litoral e da costa brasileira durante a Primeira Guerra Mundial.

Com o término da guerra, realizou estudos quanto a recomposição do efetivo nos Exércitos Europeus, mais especificamente no recrutamento e recompletamento dos claros nas suas fileiras.

Tendo por base este estudo, idealizou a criação de um Centro de Preparação de Oficiais que supriria a carência de Primeiros e Segundos Tenentes na corporação.

Ultrapassada a fase de estruturação e organização, em 22 de abril de 1927, por ato do Ministro da Guerra, foi criado o primeiro Centro de Preparação de Oficiais da Reserva na cidade do Rio de Janeiro, sendo o Capitão Correia Lima seu primeiro comandante.

Correia Lima foi assassinado em 05 de setembro de 1930, quando servia no 9º Regimento de Artilharia Montada, na cidade de Curitiba, porém o acerto da sua criação foi imediato e solidificou-se durante a 2ª Guerra Mundial, onde 433 Oficiais formados pelos CPORs integraram as fileiras da Força Expedicionária Brasileira, sendo que exatamente a metade dos Tenentes mortos em ação eram oriundos destes Centros.

O maior expoente da Oficialidade R/2 na Grande Guerra foi o Tenente APOLLO Miguel Rezk, cujos feitos o qualificaram para ser um dos grandes heróis neste embate, sendo o único militar brasileiro agraciado pelo Governo dos Estados Unidos com a Medalha “Cruz de Serviços Notáveis”, considerada uma das mais importantes condecorações americanas.

Desde sua criação os CPORs E NPORs já formaram mais de 120.000 Oficiais Subalternos. Somados a estes os profissionais da saúde e os técnicos. Alguns ainda estão a serviço do nosso Exército, e outros, que compõem a grande maioria, seguem na vida civil, utilizando, no seu dia a dia, aprendizados obtidos ou lapidados durante sua vida na caserna.

Os Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva, além de Aspirantes a Oficial e Tenentes, formam cidadãos do mais alto quilate. Somos um exército de cabeças pensantes e formadoras de opinião que trazem ainda no peito, independentemente da idade física, a vibração, a lealdade, o companheirismo e um patriotismo impar.

Através da Portaria do Comando do Exército nº 429 de 18 de julho de 2006, por proposta do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva – CNOR, comemora-se o dia 04 de novembro, aniversário de Correia Lima, como o Dia do Oficial da Reserva (R/2).

Parabéns aos Oficiais R/2 de todo o Brasil.

Curitiba – Pr, 04 de novembro de 2021.

Ten R/2 Inf Marcos Antonio MARTINS de Lima

Presidente do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva – CNOR

AspMarcelino

Diretor de TI do CNOR