DiscursoNotícias

Discurso de Abertura – ENOREx 2018 Joinville

XX ENCONTRO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO

CERIMÔNIA DE ABERTURA

EM 20 DE OUTUBRO DE 2018 – JOINVILLE – SANTA CATARINA

 

Exmº Sr. General de Exército Geraldo Antônio Miotto, Comandante Militar do Sul, na pessoa de quem saúdo os demais oficiais-generais presentes a esta cerimônia, bem como a todos os militares que participam deste ato;

Ilmº Sr. Udo Döhler, Prefeito da cidade de Joinville/SC, em cujo nome cumprimento todas as autoridades civis que nos honram com suas presenças;

Senhoras e Senhores convidados;

Uma saudação especial aos Alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do nosso 62º BI!

Meus camaradas Oficiais da Reserva!

Reúne-se, novamente, a Reserva Ativa, Atenta e Forte!

Desde a sua criação em 1997, o Conselho Nacional de Oficiais da Reserva – CNOR, promove Encontros nacionais e regionais, com objetivo mister de reunir os Oficiais R/2 do Exército e renovar nossas crenças patrióticas e na Instituição à qual servimos e dedicamos anos de nossas vidas.

Hoje, pelo vigésimo ano em âmbito nacional, estamos de volta à caserna para mais uma renovação. Delegações das mais de vinte associações regionais, que compõem o Sistema CNOR, e estão dispostas em todas as 5 Regiões do país, reúnem-se mais uma vez num ato de integração, confraternização, atualização de conhecimentos, e ajustes de diretrizes do Sistema. Além disso, como formadores de opinião, distribuídos nas mais diversas faixas etárias e ramos de atividade na sociedade, ao interagirmos novamente com a Ativa incrementamos nossa relevante participação na doutrina de segurança nacional, e na manutenção dos mais caros valores morais e éticos que forjam uma nação livre, justa e solidária.

Viemos de todo o país. Trazemos em nossa pele verde-oliva a alma de patriotas e o brio de termos dedicado à Força até nove anos de nossa juventude. O retorno à caserna exprime o indisfarçável orgulho da nossa condição de Oficiais do Exército, acima de qualquer carteira de identidade. Não fomos Oficiais; SOMOS Oficiais. Temporário é apenas o serviço que prestamos fardados.

O nosso país tem vivido dias difíceis. Sob o manto de uma falsa liberdade e democracia, que só ofuscam e dividem a sociedade brasileira e enfraquecem nossa unidade nacional, os valores éticos, morais, cívicos e sociais são postos à prova. As Forças Armadas, por sua gloriosa história em defesa da nação, seus valores e tradições imutáveis, são vistas como uma reserva moral em nome da nossa unidade nacional tão ameaçada. As sementes que outrora o Exército nos plantou, certamente contribuem e contribuirão para, unidos com tantos outros bons patriotas, restaurarmos a dignidade deste país, vilipendiada pelos maus brasileiros. Somente com a ação conjunta das pessoas de bem, insistindo na prevalência da justiça e das virtudes a partir de seu próprio cotidiano, poderemos esperar dias melhores.

Os oficiais R/2 escreveram páginas gloriosas da história militar brasileira. Os feitos heroicos dos tenentes da reserva que integraram a FEB têm em Apollo Miguel Rezk a sua expressão máxima, ao ser o militar brasileiro mais condecorado na 2ª GM. Aqueles 433 tenentes e aspirantes da reserva representaram, sobretudo, o acerto dos ideais de Correia Lima.

“A minha grandeza se identifica com a grandeza do Brasil” Eis é o LEMA que em latim estampa a bandeira e o brasão da cidade de Joinville. Não haveria maior honra para nós, estarmos reunidos nos próximos quatro dias numa cidade que arrasta a força dessas palavras como símbolo.

Honra ainda maior, termos nosso Encontro de 2018 coincidindo com as comemorações do centenário da chegada do “NOSSO BATALHÃO” a esta bela cidade – como assim é conhecido carinhosamente o 62 BI pelos joinvilenses, e 225 anos de sua criação. Nossos efusivos parabéns por este ano tão significativo desta Unidade marcada por uma história de lutas em busca da justiça e liberdade.

O XX ENOREx há de ser um registro relevante na história do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva, e um marco referencial que elevará ainda mais o nível dos próximos Encontros.

Nossos agradecimentos,

A Deus, que nos permitiu mais esta reunião de irmãos de farda e ideais;

Aos Chefes e Comandantes Militares, pelas excepcionais medidas de apoio que proporcionaram a relevância do XX ENOREx.;

Aos Diretores do CNOR, pela dedicação e esforço na atual gestão da entidade;

Aos patrocinadores, apoiadores e palestrantes deste Encontro Nacional, pela decisiva colaboração que permite a realização do evento;

À entusiasmada presença dos companheiros oficiais R/2, em especial àqueles que vieram de longe por seus próprios meios;

E, finalmente, agradecer e louvar o Presidente da Associação dos Oficiais da Reserva – Regional Joinville/SC, seus Diretores e colaboradores, pela coragem, brilhantismo e eficácia na organização deste evento.

Declaro aberto o XX ENCONTRO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA.

EXÉRCITO BRASILEIRO, SEUS TENENTES ESTÃO E ESTARÃO SEMPRE PRONTOS.

SEMPRE PELO BEM DO BRASIL!

Joinville/SC, 20 de outubro de 2018.

Rogério de Souza Vasconcelos Jr – 1º Ten R2 Int
Presidente do Sistema CNOR

AspMarcelino

Diretor de TI do CNOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.